Minha Ortognática I

Olá pessoal, tudo bom?

Vocês já ouviram falar em cirurgia ortognática?

Pois bem, eu nunca tinha ouvido falar até saber que precisaria fazer uma.

Se trata de um procedimento de correção de um problema onde a mandíbula do indivíduo não se encaixa como deveria, devido a um crescimento anormal (no sentido de ser fora dos padrões anatômicos) dos ossos faciais, ou maus hábitos orais (uso excessivo de chupeta por exemplo).


O problema no meu caso é a existência do que chamam de uma “mordida aberta”, ou seja, um espaço enorme entre seus dentes da frente que atrapalham muito a morder as coisas direito.

Eu sei disso, em detalhes. Morder uma maçã? Cortar um queijo com os dentes? Há! Tudo fica mais difícil com essa “mordida aberta”.

Aí você me pergunta “É só isso?”, e eu respondo “Achou que era só isso? ACHOU ERRADO!”.

Veja bem, essa condição influencia também em outros hábitos, como na fala, na sua dicção, já que influencia na posição de sua língua em repouso.

Também afeta a sua respiração, e esse é provavelmente o aspecto mais importante que é influenciado.

Você passa a respirar mais pela boca do que pelo nariz (que seria o correto). Isso pode gerar com o passar do tempo problemas de saúde.

Entre os problemas de saúde relacionados à condição podemos citar: dor maxilar, problemas de digestão decorrentes da má mastigação, frequentes dores de cabeça e problemas para dormir, como apneia de sono (interrupções do sono por falta de ar), o que pode gerar ainda outros problemas como uma arritmia cardíaca.


A cirurgia é CARA ($$$)!. Por isso demorei alguns anos para fazer, mas agora (com 24 anos) finalmente vou passar por esse procedimento!



UHUUU \O/

Conversando com o meu dentista, o Dr. João Carneiro (cujo site de seu consultório, a Odontoclínica Carneiro, você está nesse momento lendo esse post), ele me explicou de forma bem clara os procedimentos necessários, assim como já pediu os exames necessários para dar andamento ao processo.

Durante o procedimento eu irei então postar aqui as fases disso, os detalhes “humanos” digamos assim, além dos técnicos.


Devo comentar ainda que além dos problemas já citados, há também o fator estético, pois o sorriso de alguém é algo que chama muita atenção, então ficar com os dentes perfeitos como deveriam é algo que estou muito ansioso.


Ainda irei colocar aqui no futuro os links dos próximos capítulos desse procedimento, mas enquanto ainda não tem, porque não dar uma olhada no instagram do site?


https://www.instagram.com/odontocarneiro/


#smile #odonto #ortognática



Fontes:

https://marciadeoliveira.com.br/blog/item/87-mordida-aberta-causas%2C-consequ%C3%AAncias-e-tratamento

http://conquistodontologia.com.br/ortodontia/riscos-de-nao-realizar-tratamento-ortodontico/

https://saude.abril.com.br/medicina/apneia-do-sono-o-que-e-como-tratar-e-como-prevenir/

11 visualizações0 comentário
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 Trazendo saúde com qualidade e amor